WASHINGTON – Embora o presidente Barack Obama tenha adiado uma reforma imigratória para o próximo ano, a agência federal responsável pela aprovação de vistos já começou a se planejar para a possibilidade de conceder status legal a milhões de imigrantes, afirmou o diretor da agência na quinta-feira.
“Nós estamos nos preparando para isso”, disse Alejandro Mayorkas, o diretor da agência Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unido.
Obama disse às autoridades de imigração que um programa de legalização fará parte da legislação que a Casa Branca planeja propor, disse Mayorkas que se tornou diretor em agosto.
A meta da agência, segundo ele, é estar pronta para expandir rapidamente seu trabalho para lidar com o grande aumento no pedido de vistos de permanência que decorrerá da possível aprovalção da nova legislação, conhecida como ampla reforma imigratória, pelo Congresso.
A agência de cidadania enfrenta a busca por um difícil equilíbrio, preparando-se para uma carga de trabalho possivelmente muito maior, com base em uma legislação em fase de debates iniciais que é ferozmente contrariada por muitos legisladores do Congresso.
Além disso, a agência tem que trabalhar para reduzir os atrasos que prejudicam seu desempenho.
Não há estimativas oficiais do número de imigrantes ilegais que solicitarão documentos para a legalização.
Os centros de pesquisas Pew Hispanic Center e Center for Immigration Studies, de Washington, calculam que pelo menos 10,8 milhões de imigrantes ilegais moram no país.
Mas muitos destes não poderiam pedir a legalização por muitos motivos, incluindo violações imigratórias no passado.
Atualmente, a agência de cidadania controla o pedido de cerca de 6 milhões de imigrantes por ano, disse Mayorkas, incluindo a demorada coleção de impressões digitais e outras informação de identidade biométricas.
Sob a nova lei, a agência poderia receber este número de pedidos em algumas semanas.
Um exemplo do planejamento, segundo Mayorkas, é um esforço para melhorar a habilidade da agência de receber pedidos pelo correio e caixas fortalecidas colocadas em pontos de fácil acesso.
Atualmente a agência recebe 65% dos pedidos de cidadania por estas caixas, que são mais eficientes do que muitos escritórios locais.
A agência quer receber todos os processos através destas caixas no futuro.
Uma das propostas será pedir que os imigrantes ilegais comecem o processo de legalização verificando sua possibilidade de permanência nos Estados Unidos através de um formulário de registro que deve ser enviado à agência, de acordo com autoridades envolvidas na questão.
- Julia Preston
Leia mais sobre imigração ilegal
View Original Article
Blogged with the Flock Browser
No comments:
Post a Comment